Vinheta: Globeleza 2013

logo_globeleza_2013

Novo ano começa e a tradicional vinheta de carnaval da Rede Globo, com a rebolante mulata seminua Aline Prado, nos lembra que mais um carnaval está começando.

Desta vez, o designer Cesar Rocha foi responsável por criar as pinturas na modelo. Anteriormente eram executadas por Sylvia Trenker, parceira de Hans Donner em inúmeros trabalhos no canal. Segundo o diretor Alexandre Pit Ribeiro, as maquiagens eram pensadas para uma mulher genérica, mas este ano foram feitas especialmente para o corpo de Aline. O trabalho de maquiagem durou em torno de 22 horas.

globeleza_2013

Um painel de LED de 25 m² é o cenário este ano. Eles apresentam basicamente movimentos com círculos em diversas e vibrantes cores, formando múltiplas composições. E assim como no ano passado, eliminou-se o fundo cromaqui, possibilitando a aplicação de todas as cores na morena, incluindo o verde.

Apesar das pequenas variações estilísticas entre os clipes, não há muita diferença no conceito. A Globeleza aparece novamente sambando nua e pintada com ilustrações geométricas, multicoloridas e brilhantes ao som de “Lá Vou Eu, Lá Vou Eu”.

A única notável e grande diferença em relação aos outros anos, é a marca que perde o símbolo do canal e tem seu logotipo substituído pela fonte Globoface. Mudança imcompreensível, já que sem o símbolo, a marca parece ter perdido um elo forte com a identidade do canal e formalmente não trouxe nenhum impacto. A única razão relativamente justificável a integração da marca com o portal Globo.com, que apresenta uma identidade completamente distinta. Ainda assim, a sensação que restou é de ter faltado algo, mesmo que sobre a profusão de efeitos, brilhos e cores na composição.

globeleza 2013

site g1 globeleza 2013

Ficha Técnica

Ano: 2013
Canal: Rede Globo
Criação, produção e direção: Alexandre Pit Ribeiro, Roberto Stein e Orlando Martins.
Ilustrações de Corpo: Cesar Rocha
Modelo: Aline Prado
Som: “Lá Vou Eu, Lá Vou Eu”, de Jorge Aragão

Veja também:

Comentários

  1. André jan 9, 2013 à 1:35 am #

    Alguém saberia me dizer onde foi parar o Hans Donner?
    Tenho reparado que a maioria dos trabalhos de aberturas e vinhetas da Globo tem sido realizado pelo Alexandre Pit Ribeiro.
    E o Donner?

    ps.: não gostei do logo sem o símbolo da Globo :(

  2. Thales jan 22, 2013 à 2:08 am #

    saudadeee da Valéria como Globeleza,ela sambava muito !!!

  3. Pingback: Vinheta: Globeleza 2014 | Televisual

  4. Rosa fev 17, 2014 à 3:07 pm #

    Espero que a Globo se conscientize de que Globeleza foi e sempre será a Valéria. A que a substituiu era linda mas não conseguiu bancar por muito tempo o título. A de 2014 é linda também, mas não chega aos pés da original! Tem que dar outro título, dar outro nome, enquanto insistirem em chamar outras mulheres de Globeleza, não vai dar liga, não pega, NÃO VAI DAR CERTO!!!!!!!!! Criem outro título para dar à próxima musa do carnaval da Globo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>