Televisual na Campus Party

logo Campus Party

Aviso aos navegantes que pela primeira vez estarei na Campus Party Brasil 2013, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, acompanhando as palestras e workshops de design, televisão, interação, empreendedorismo e inovação.

Se você estiver por lá, ficarei muito contente em conhecer pessoalmente quem são os leitores do blog  e trocar uma ideia. Para quem não puder ir, tentarei deixá-los a par dos acontecimentos através de comentários pelo Twitter e Facebook.

Vocês poderão acompanhar também ao vivo tudo que estará rolando no evento no site oficial. Por isso, selecionei as palestras e workshops interessantes na área de design e televisão que acontecerão por lá:

O design nas vinhetas da TV Brasileira

Michelangelo - Design de Vinhetas_iStock

TVS, Plim-plim, RÁ-TIM-BUM, quem não lembra dessas vinhetas? Desde as primeiras vinhetas criadas por aqui, fez com que o Brasil se destaque mundialmente em termos de produção de vinhetas televisuais. Atualmente, o refinamento das técnicas e a tecnologia, hoje os movimentos são cada vez mais rápidos, com a ilusão da tridimensionalidade, grafismos, jogos cromáticos e sonoros. Ou seja, para tudo isso dar certo e ficar lindo na telinha, precisa da supervisão de um designer. Essa palestra será uma viagem pelos aspectos históricos, técnicos e criativos das vinhetas para a televisão brasileira.

Palestrante: Rogério Abreu

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 15h45 às 16h45

Mais informações aqui.

Programa de Fomento a Conteúdos Digitais Criativos

fomento tv digital

Em dezembro de 2012 foi aprovada no Senado uma emenda que libera R$ 40 milhões para o “fomento de conteúdos digitais criativos”. O Ministério das Comunicações apoiará o desenvolvimento de aplicativos e conteúdos para plataformas digitais como dispositivos DTVi (Ginga), TVs conectadas, tablets, smartphones e OTTs (over the tops) para apoiar o desenvolvimento de empresas e de polos de inovação na área de conteúdos digitais. Conheça mais sobre o programa e suas metas neste painel, discutindo também os principais desafios e estratégias para a sua execução.

Palestrantes: Emerson Weirich, James Görgen, Alexandre Machado, João Lanari Bó e Fernando Lauterjung (mediador).

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 14h30 às 15h45

Mais informações aqui.

Social TV: a TV em duas telas

Gutenberg - Social TV

Você sabe o que a novela, eventos esportivos e reality shows tem em comum? Além de serem transmitidos pela televisão, pautam hashtags, mentions e posts nas redes sociais. O hábito de comentar cada cena, take ou fala da TV nas redes sociais, transformou o twitter num grande MSN coletivo. Essa nova forma de encarar a audiência, as métricas e a indústria do entretenimento, ganhou um nome: Social TV. A Social TV inaugura uma nova era da Televisão, onde os comentários dos espectadores ultrapassam o sofá e ganham inúmeros interlocutores. Venha discutir esse hábito, mas não esqueça a hashtag (#CPBR6)

Palestrantes: Nilson Xavier, Daiana Sigiliano, Caio Fochetto, Lele Siedschlag, Alex Medeiros e Eliane Leme.

Quinta-feira, dia 01 de fevereiro, das 20h30 às 21h30

Mais informações aqui.

Ações Transmídiáticas em Multiplataformas

Michelangelo - Acoes Trasmidiaticas

O conceito de transmídia foi criado há alguns anos e tem cases bem sucedidos em várias partes do mundo. O tema se desenvolveu primeiro na indústria de entretenimento (cinema e televisão) dos Estados Unidos e conquistou entusiastas em vários países. Séries como Lost ou em filmes como Matrix e Piratas do Caribe tiveram ações transmidiáticas que repercutiram em todo o mundo. Essa atividade vai apresentar alguns dos principais cases de uso da transmídia e mostrar o seu potencial de uso em um mundo cada vez mais conectado, interativo e convergente.

Palestrante: Rodrigo Arnaut

Sábado, dia 02 de fevereiro, das 10h às 11h

Mais informações aqui.

Potencial das plataformas de Smart TVs para a criação e distribuição de games

TV Digital - Games

Nos últimos três anos a televisão evolui: incorporou o 3D, se conectou a internet, tornou-se “Smart” e está se inserindo cada vez mais no ambiente de convergência e interatividade que outros dispositivos, como Tablets, Smartphones e Consoles de Games já fazem parte. Aprenda como desenvolvedores, produtores de conteúdos e usuários visualizam esse novo canal para games, além de conhecer as experiência de quem já produz aplicativos para essas plataformas.

Palestrantes: Cristina De Luca (moderadora), Bernardo Manfredini, Milton Neto e Ian Paiva.

Sexta-feira, dia 01 de fevereiro, das 17h às 18h30

Mais informações aqui.

Modelo de Negócios para Aplicativos de TVs Conectadas

Modelo de Negocios para Aplicativos de TVs Conectadas

Aos poucos começam a surgir modelos de negócios nas TVs conectadas. O conceito de Loja de Apps, já bem conhecido por usuários de devices móveis (snartphones e tablets), está presente nas Smart TVs que estão se transformando em plataformas para a distribuição (gratuítas ou pagas) de software. De forma semelhante ao que acontece nesses devices, um percentual crescente de TVs já oferecem lojas onde é possível procurar e instalar aplicativos de diversas categorias (vídeos, serviços, notícias, games etc). Nesse painel será debatido quais são os principais modelos para quem quer publicar aplicativos em ambientes de Smart TVs.

Palestrantes: Lilian de Souza Prado Viana (mediadora), Sabrina Zaremba e Diego de Macedo Higgins.

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 21h20 às 22h10

Mais informações aqui.

Workshop: Desenvolvimento de aplicativos para Smart TVs

Workshop Desenvolvimento de aplicativos para Smart TVs

Esse workshop vai apresentar as características do desenvolvimento para Smart TVs, contextualizar as linguagens utilizadas e dar orientações para desenvolvedores.

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 22h10 às 23h

Mais informações aqui.

Oficina: Faça você mesmo uma emissora de TV

Não sabe o que fazer com aquele video-cassete encostado no fundo do armário? Aqui na CPBR6 ele tem utilidade. Nessa oficina você irá aprender a criar uma emissora de tv de baixo alcance com lixo eletrônico, subvertendo equipamentos que normalmente são utilizados para receber sinal de tv e transformá-los em equipamentos de transmissão. Aproveite para discutir quais as possibilidades artísticas e experimentais de uma emissora de tv de baixo alcance.

Sábado, dia 2 de fevereiro, das 10h30 às 12h30

Mais informações aqui.

Veja também:

Comentários

  1. Claudio Fernandes jan 29, 2013 à 12:01 pm #

    Tremenda sacanagem saí de Pernambuco para São Paulo apenas para assistir a palestra do Rogério Abreu, cheguei aqui neste momento e fiquei sabendo que a palestra não vai acontecer. A organização do Campus Party não se preocupou em avisar antecipadamente que ele cancelou. To muito indignado!!!

  2. Angela Souza jan 29, 2013 à 12:29 pm #

    também vim de Manaus só pra assistir esta palestra e dei com a cara na porta. Soube agora que a palestra do Rogério Abreu foi cancelada. Poxa a organização do evento nem pra avisar. Campus Party precisa ser mais eficiente e profissional.

  3. André Luiz Sens jan 29, 2013 à 3:23 pm #

    Cheguei a pouco e não sabia que havia sido cancelada. Uma pena. Mas ainda tem bastante conteúdo legal.

  4. Márcia Nóbrega jan 29, 2013 à 4:51 pm #

    Alguém sabe o motivo do cancelamento? Estou muito chateada!!!!!
    Minha monografia de conclusão é sobre vinheta e queria entrevistar o Rogerio Abreu depois da palestra.

    • André Luiz Sens jan 29, 2013 à 5:36 pm #

      Márcia, podemos conversar. Tenho material sobre o assunto e gostaria de conhecer mais da sua monografia.

  5. João jan 29, 2013 à 4:56 pm #

    Estão comentando aqui que foi por causa de pagamento.
    Também estou lamentando… :-(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>