Suposta nova marca da Rede Globo

nova_marca_redeglobo

Com lançamento da nova vinheta Sessão da Tarde, reacenderam as rumores sobre a nova identidade da Rede Globo, anunciada no começo do ano. Em um vídeo vazado na internet, parece ser revelada o que será a nova marca da emissora para o próximo ano.

O vídeo, muito bem executado por sinal (o que pressupõe maior veracidade), inicia com uma bela evolução da identidade do canal, culminando com o novo símbolo. Os efeitos metalizados da esfera foram eliminados, tornando-a mais lisa e opaca. Ao mesmo tempo, são reforçados os efeitos de luz e sombra no objeto, de modo a retomar o conceito empregado no símbolo em 1975.  Os efeitos coloridos internos continuam, mas parecem ganhar um constante e delicado movimento de ondas. Apesar das expectativas de um projeto mais bidimensional, o novo símbolo valoriza o aspecto formal do símbolo e produz uma maior consistência com as apresentações flat da marca, que são cada vez mais comuns nas assinaturas em anúncios, nos promocionais e outras peças videográficas do canal.

Verdade ou não, essa nova proposta se mostra bastante condizente com as afirmações de Hans Donner, que indicavam que o novo design seria mais “clean”, com vida e movimento. Mas independente da veracidade, o que acharam da mudança?

Update! Muitos leitores chamaram atenção sobre a semelhança entre o vídeo de apresentação e o vídeo Intention, desenvolvido para Apple. É bom lembrar que Donner sempre declarou seu apreço pelo design de Jobs.

Veja também:

Comentários

  1. Gabriel Brito out 16, 2013 à 5:27 am #

    Ficou lindo. Lembra bastante o da Globo News e parece ser feito de porcelana ou algo do tipo. Só resta saber como será o efeito plim-plim nessa marca, além da animação da marca-d’água. Isso, claro, se o logo dor realmente esse.

  2. Felipe Amaral out 16, 2013 à 12:09 pm #

    Nem ligo para a marca. Essa animação que ficou linda. Sensacional!!

  3. Leandro Santos out 16, 2013 à 1:12 pm #

    Parece bacana, vamos ver como ela se comporta no pacote gráfico…

  4. Neto Vettorello out 16, 2013 à 1:21 pm #

    ahahahah mais uma cópia da globo em seus videos desta vez foi descaradamente da apple http://www.youtube.com/watch?v=VpZmIiIXuZ0&feature=c4-overview-vl&list=PLHFlHpPjgk713fMv5O4s4Fv7k6yTkXwkV criatividade e inovação 0% referência “cópia” 1000000% hahhahaha

  5. Christian Balzano out 16, 2013 à 1:23 pm #

    Cara, eu queria implorar para os caras da videographics tirar esse gradiente colorido. As emissoras brasileiras tem mania de usar prismas de cores, R, G, B. Isso funcionava em 70/80 quando televisão em cores era a tecnologia mais impressionante da época. Existem soluções mais bonitas e sutis para representar cores ao invés desse arco-íris grotesco. Ou pelo menos tirar as linhas. Que suponho representava os fields da televisão, hoje tudo é praticamente progressivo, square aspect ratio. Enfim, se querem evoluir a marca podem começar abolindo esse gradiente com strokes.

    • Sávio Corrêa out 16, 2013 à 1:52 pm #

      Gostei dessa ideia menos metalizada, mas não gostei da iluminação, talvez diminuir um pouco essa claridade ficaria legal e concordo com o comentário do Christian, esses gradientes já eram…poderiam seguir o outro caminho.

    • Felipe Wojcikiewicz out 16, 2013 à 6:46 pm #

      Perfeito, Christian

    • Bruno Medeiros out 17, 2013 à 12:36 am #

      Concordo com você!

    • Carlos mar 22, 2014 à 6:36 pm #

      Concordo contigo,esse gradiente,esse arco iris é ultrapassado.Isso estraga a imagem.Prefiro mil vezes aquela imagem chapada da globo news do que esse arco iris do atual logotipo.

  6. Rubens out 16, 2013 à 1:50 pm #

    Cara, plágio na cara dura do vídeo da Apple: http://www.youtube.com/watch?v=VpZmIiIXuZ0

  7. Leonardo Thomaz out 16, 2013 à 1:55 pm #

    Acho sim que seja uma ideia oficial de Hans. Acho que o efeito “plim plim” na nova marca vai ser do mesmo jeito, ou ao invés do prisma brilhar, podem ser as esferas brilhando. Agora ia ser top ter um logo “ao vivo” animado do jeito que vimos no fim do vídeo.

  8. Gabriel out 16, 2013 à 2:07 pm #

    Record copiando em 3, 2, 1…

  9. Pingback: Design Culture | Suposta marca da Globo?

  10. Adriana Leão out 16, 2013 à 2:20 pm #

    Comparando com as antigas, até que gostei da nova identidade visual e, principalmente, do vídeo, que inclusive me lembrou um da apple deste ano (http://www.youtube.com/watch?v=VpZmIiIXuZ0)

  11. Andre Rolla out 16, 2013 à 2:30 pm #

    Que vídeo tosco… muita cara de pau e falta de criatividade….
    busquem aí no youtube “Designed by Apple” quem não sabe do que eu to falando.

  12. João Pedro Braz out 16, 2013 à 2:45 pm #

    Talvez eu não tenha intendido, talvez eu esteja de mal humor, mais meu primeiro sentimento foidde odio. Parece que eles tiveram preguiça de na hora de aplicar as camadas e efeitos nos objetos eles simplesmente cansaram, param de aplicar e falaram ” han, amanhã agente continua”.
    Ai da prefiro a ideia 2D que esta sendo usada em alguns momentos da programação, a Globo podeia criar uma identidade muuuuito rica com cores e objetos 2D do que esse 3D grotesco que eles insistem em utilizar.

  13. Heryk Slawski out 16, 2013 à 4:02 pm #

    Não pode ser real… Se fosse teria uma narração do Bial ou do Galvão e terminaria com um Plim Plim no final.

  14. Julio out 16, 2013 à 5:09 pm #

    Eu particularmente não gostei. Achei que as cores ficaram chamativas demais para o clareamento do Globo. Eu também não havia gostado da de 2008, mas com o tempo fui me acostumando.
    Como não entendo nada desse assunto 3D ou 2D (apenas tenho curiosidade sobre) ficaria meio surpreso se esse Logotipo vier a ser lançado, pois, ele dá a ideia mais retro (retorna ao primeiro logotipo de esfera da Globo), o que pode ser uma bela homenagem, mas não gostei!

  15. Bruno out 16, 2013 à 7:11 pm #

    O que desvaloriza a logo da Globo desde 2005 é o fundo claro, o fundo escuro das décadas anteriores tinha um charme e passava mais identificação com o publico.

  16. Eduardo out 16, 2013 à 10:18 pm #

    André, apesar dos erros cometidos pela Globo ao longo de sua existência, ela sempre foi uma emissora admirável, principalmente pela sua organização e/ou padronização. Era o tal “padrão Globo de qualidade”. Este padrão caiu muito nos últimos anos, talvez até tenha deixado de existir. Mas, em relação à identidade visual da Globo, a emissora sempre deixou a desejar. Nunca houve um “padrão”, um conceito seguido por todos os programas… Sempre senti falta de vinhetas inter-programas bem elaboradas, como nas emissoras da TV paga. O fato, agora, é que o novo diretor da Globo, Carlos Henrique Schroder, está destruindo uma tradição que vinha sido mantida há anos. As chamadas da emissora vão do popular ao grotesco, as novas marcas dos programas estão a cara da extinta MTV Brasil. Enfim, está tudo muito amador e irregular. As emissoras norte-americanas (as melhores do mundo) procuram alinhar as marcas dos seus programas, ou ao menos costurá-las com vinhetas inter-programas, vinhetas de “a seguir…”. A Globo precisa disso, mas não é radicalizando (no mal sentido) que isso será alcançado. Esse novo logotipo foge da atual tendência do Flat Design, foge do conceito de “Vênus platinada” que a emissora ostentava, enfim, está na linha tênue entre o brega e o moderno. Acredito que, a exemplo da CBS ou, até mesmo, da Globo News, a marca deveria ser branca (sim), porém chapada, com alguns efeitos de sombra ou luz, talvez, mas valorizando o conceito inicial criado pelo Hans (o mundo, a TV dentro do mundo e o mundo dentro da TV). Qualquer coisa que fuja desse conceito primordial ou que o desfoque é ruim. É péssimo! Outra coisa que me intriga é porque Globo não contrata os serviços dos designers do Mega Pix, da Telecine, do GNT, que são ótimos e originais! Esses canais não pertencem à Organização Globo? É muita departamentalização… Bom, quem sou eu pra ficar indignado com a Globo? Mas se existisse um controle de qualidade ou um SAC eu seria o primeiro a reclamar!

    • Adriana Leão out 19, 2013 à 2:17 pm #

      Esse final falou tudo!!
      “Outra coisa que me intriga é porque Globo não contrata os serviços dos designers do Mega Pix, da Telecine, do GNT, que são ótimos e originais! Esses canais não pertencem à Organização Globo? ”

      Tb nao consigo entender…

      • Umberto Junior jan 20, 2014 à 7:47 pm #

        Bom gente, eu penso que a questão não é contratar designer A ou B. A questão é o PÚBLICO de cada emissora. MegaPix, GNT e Telecine são vistos por pessoas mais acostomados com mudanças radicais (adolescentes e jovens adultos) e isso já não acontece com a maioria do público da Rede Globo. Meus avós e meus pais não assistem MegaPix, muito menos GNT e esse público é muuuito conservador e as mudanças precisam ser sutis e gradativas, para não chocar a audiência.

        Percebam que o Esporte Espetacular  já adotou o estilo “flat design” ou design chapado desde dezembro de 2013, com cores vibrantes e abolição de elementos 3D. Nas chamadas da nova novela das 9h, Em Família (janeiro 2014), a marca da Globo aparece totalmente chapada e isso é indício de que a mudança será aos poucos, para não causar tanto impacto e criar rejeições, diminuindo ainda mais os telespectadores fiéis da emissora. Dêem uma olhada na vinheta abaixo e percebam que a mudança já tá atingindo as programações seguidas pelos “dinossauros” da sociedade. (desculpa pelo adjetivo, mãe…kkkk)

        http://www.dailymotion.com/video/x19qkmv_6ª-chamada-em-familia-helena-laerte-e-virgilio_shortfilms?from_related=related.page.int.behavior-only.e0d19e2e3700c7ba28b7de0a67c528c4139022884

  17. Jamesson Júnior out 16, 2013 à 10:58 pm #

    O simples problema é Descobriu o After Efects, comprou ou baixou ilegalmente um plugin (NEWTON) e ficou sem idéia para mostrar a logo.

    Plágio na cara dura!

    Isso lá é trabalho de um profissional, por mais apego que ele tenha com o falecido Jobs, qual a mensagem que ele passa com esse plágio?

  18. Wesley out 17, 2013 à 1:21 pm #

    Mais uma vez a Globo chupou sem dó, criatividade zero sempre foi a marca maior da Globo, tudo copiado de fora, desde abertura de novelas até vt de apresentação da marca uma vergonha, Além da marca não ter evoluido, só está entrando na moda do design flat. foda, foda, foda. É pensar que o país é um dos mais criativos do mundo.

  19. Milton Junior out 17, 2013 à 6:19 pm #

    Um detalhe que passou despercebido por todos até aqui é o formato da tela, que ainda lembra as TVs antigas. O Vídeo Show, por exemplo, já se adaptou há algum tempo às novas tecnologias LCD e LED das atuais TVs em sua logomarca, o que ainda não aconteceu na esfera da Rede Globo. Será que a emissora vai deixar pra fazer essa mudança em 2015, quando completar 50 anos? Vamos aguardar.

    • Alex out 19, 2013 à 8:05 pm #

      O formato da tela é 16:9 desde a mudança para o logo atual, só as bordas que são mais arredondadas em relação ao citado logo do Video Show.

      • Ricardo Ferrarez nov 21, 2013 à 10:31 pm #

        Exatamente, Alex. O formato 16:9 foi adotado no lançamento da TV Digital.

  20. GBorjalo out 17, 2013 à 8:40 pm #

    O vídeo com a evolução da marca contém erros históricos: a marca do globinho vazado não é de 1970, foi lançado na chegada do Boni, em 1967. Não tenho certeza, mas acho que foi criado pelo designer Nilton Nunes. A marca do globinho seguido por anéis não é de 1974. Foi desenhada em 1969 por meu pai (o desenhista e então diretor de criação da Globo, Mauro Borjalo) e lançada no Festival Internacional da Canção daquele ano. Aliás, na primeira versão daquela marca o lettering era “Rêde Globo de Televisão” (com circunflexo, mesmo). Com a reforma ortográfica, caiu o circunflexo em “rede”. Em 1972, o lettering foi reduzido para “Rede Globo”. Obrigado pelo espaço.

  21. Marcelo out 19, 2013 à 4:17 pm #

    O vídeo ficou ótimo, mas por ser simplesmente igual ao da Apple, deve ter sido feito apenas para análise interna.

    O logo é bom, apesar de ser claro de mais (Apple de novo!). Precisam rever também este arco-íris. Não há a necessidade das listras definidas, muito menos dessa “aureola” entre as duas esferas.

    P.S.: É estranho ver a platinada não mais platinada, mas pelo menos não deixaram flat…

  22. Ari nov 11, 2013 à 7:37 pm #

    Por que a parte tipográfica da marca, o logotipo “Rede Globo”, em Avant Garde bold, com as ligaturas “DE” e “GL” (esta última, uma adaptação da ligatura “GA”), vem aparecendo cada vez menos, tanto que ficou fora dessa animação?

  23. Ricardo Ferrarez nov 21, 2013 à 10:28 pm #

    Me lembrou essa vinheta em comemoração aos 30 anos.
    http://www.youtube.com/watch?v=48ftcSYdxzs

  24. Rodrigo Freitas jan 21, 2014 à 11:54 am #

    Acho que eles poderiam seguir a linha do logo de 1975, que era flat já naquela época…

  25. Carlos mar 22, 2014 à 6:48 pm #

    Esse gradiente é horrivel, deveriam tirar esse arco iris.

  26. Pingback: Identidade: Rede Globo [Rebrand 2014] | Televisual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>