Abertura: Sol de Verão

sol de verão logo

A novela Sol de Verão, exibida em 1982 pela Rede Globo, trazia como portagonista Rachel (Irene Ravache), uma mulher que decidiu acabar com seu casamento infeliz e ir para o Rio de Janeiro com sua mãe e filha. Lá ela se envolve com um mecânico bonachão chamado Heitor (Jardel Filho). Infelizmente, a novela terminou antes do previsto justamente por causa da morte do ator que representava o mecânico.

O folhetim não era propriamente uma trama praiana, mas tinha como cenário principal o Rio de Janeiro, o que justificou o título e a colorida abertura.

Obviamente, em virtude do nome, a assinatura gráfica trazia um pôr-do-sol estilizado. Entretanto, o verão, bem como os demais elementos que marcam a estação, como a sensualidade, o calor e a praia foram representados no decorrer da vinheta através de closes de corpos bronzeados, brilhantes e molhados. O fundo azul contrastava com a coleção de cores quentes, presentes tanto nos corpos, como nos trajes de banho e demais acessórios típicos. Aliado às poses e aos movimentos marcados dos modelos, as cores e a fotografia conferiam um aspecto estilizado ao vídeo, lembrando um elegante e sensual editorial de moda praia.

Apesar da beleza e criatividade da abertura, um curioso erro bastante grosseiro passa batidos. Notem os descuidos na apresentação dos créditos de alguns atores, como Miguel Falabella (como “Miguel Faiabella”) e Jarder Filho (precedido do nome do seu personagem).

Ficha Técnica

Ano: 1983
Canal: Rede Globo
Direção, Design e Produção: Hans Donner e Videographics
Trilha: “Tô que Tô” (de Kleiton & Kledir por Simone)

Veja também:

Comentários

  1. Junior Santanna jan 27, 2013 à 12:51 pm #

    Realmente . Um bom trabalho mais com falhas que passarão despercebidas no ano em que a novela foi exibida.

  2. JOAO fev 18, 2013 à 10:13 pm #

    quando que sai a identidade da mtv 2012?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>