Abertura: Elementary

ElementaryLogo

Exibida pela rede americana CBS, a série Elementary traz uma versão contemporânea do famoso detetive Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller). Seu parceiro Watson, por exemplo, é uma mulher (Lucy Liu) nessa nova adaptação. O nome da série vem da inesquecível frase “Elementar, meu caro Watson”, que, curiosamente, nunca esteve nos livros originais, aparecendo pela primeira vez em uma peça de teatro.

A vinheta de abertura, produzida pelo estúdio Prologue, mostra planos fechados de uma complexa máquina articulada que conduz uma pequena bola de vidro por diversos caminhos. Em determinados pontos, a esfera aciona mecanismos que reagem a diferentes objetos, como uma espécie de roleta de revólveres e uma tesoura que corta uma corda, acionando uma marreta que quebra um manequim.

Elementary01

Elementary03

Elementary05

Elementary06

Elementary07

Todo o maquinário é uma interpretação de como a mente do detetive funciona, ligando pontos e situações, mesmo que desconexas, para capturar os assassinos. Pode-se dizer ainda que a bola é a representação da própria mente de Holmes, que se insere entre diversos caminhos de forma clara e brilhante. Essa analogia fica ainda mais explícita perto do fim da vinheta, quando uma gaiola cai sobre uma pequena estátua de ferro de um homem.

A assinatura também faz referências a trama. A animação do logotipo, ao revelar partes das letras aos poucos, alude ao processo de investigação do famoso detetive.

Elementary08

Elementary09

Elementary11

Elementary12

Elementary14

A Prologue fez um excelente trabalho de engenharia na concepção e construção da máquina e também executou de forma brilhante a captação, fotografia e edição das imagens, trazendo uma vinheta simples, mas divertida, bela e rica de significados.

Abertura

Ficha Técnica

Ano: 2012
Canal: CBS
Direção: Prologue
Diretor criativo: Simon Clowes
Produtor: Ryan Robertson
Produtor de live action: Lee Buckley
Editor: Nate Park
Animação: Victor Duncan
Produtor executivo: Kyle Cooper

Veja também:

Comentários

  1. Pingback: Abertura: Malhação [2013] | Televisual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>