Abertura: Avenida Brasil

Avenida Brasil logo

A nova novela das 21h da Rede Globo, “Avenida Brasil”, traz como conflito principal a vingança da chefe de cozinha Nina (Débora Falabella) contra a vilã Carminha (Adriana Esteves). Carminha foi responsável por acabar com a família de Nina quando criança e anos depois casa com um rico jogador de futebol, realizando com sucesso o objetivo de todas as suas armações.

Apesar de uma história com ênfase mais dramática, a produção da novela optou por fazer uma abertura mais alegre e festiva, destacando uma região fictícia carioca, o bairro suburbano do Divino, localizado na real Avenida Brasil.

A vinheta mostra basicamente pessoas com roupas sensuais em uma boate estilizada dançando o charme, ritmo com inspirações no kuduro, de origem angolana que ganhou fama no Brasil a partir de 2011. Esse estilo de dança está presente na novela em um baile semanal que acontece no “Divino Futebol Clube”, frequentado por alguns personagens. Entretanto, o tema está longe de ser o enfoque principal da trama.

As luzes coloridas que compõem o clube são formadas por farois de carros de uma movimentada avenida. Há também no cenário uma passarela onde os dançarinos performam, de modo a reforçar o local que dá nome ao folhetim.

A trilha sonora, importante na condução dessa abertura, é “Vem dançar com tudo”, adaptação de “Vem dançar Kuduro”. A principal mudança em relação a canção original está na retirada da palavra kuduro. A razão talvez esteja no fato de ressaltar a dança charme, que apesar de apresentar muitas semelhanças com o kuduro, ela é identificada de maneira distinta. Outra pode estar relacionada à cacofonia xula presente no linguajar cotidiano.

Mas esse não é o primeiro caso em que uma novela do horário nobre e com uma trama densa apresenta na abertura dançarinos ao som de uma música alegre e popular. Na novela “Rainha da Sucata”, em 1990, sua abertura trazia uma boneca feita de sucata dançando lambada ao som de “Me chama que eu vou” na voz de Sidney Magal. A vinheta ajudou a propagar o ritmo por todo o país, sendo lembrada até hoje.

Entretanto, no caso de “Rainha da Sucata”, a abordagem leve e bem-humorada combinava com os traços cômicos e leves da protagonista. Em “Avenida Brasil”, toda essa festividade presente na vinheta fica só restrita nela.

Aliás, no histórico de novelas da Rede Globo, existem vários outros exemplos de aberturas dançantes. Entre eles, podemos destacar também “Kubanacan” por sua estética relativamente semelhante a Avenida Brasil, com seus dançarinos vestindo pouca roupa à frente de imagens em néon. Porém “Kubanacan” era uma trama mais alegre com poucos dramas complexos, o que fazia com que houvesse uma relação semântica mais próxima entre a novela e a abertura.

Talvez o único elemento que traz uma conexão mais coerente com o principal mote da trama é o logotipo de “Avenida Brasil”. Ela apresenta uma construção extremamente limpa e concisa, usando apenas o branco se destacando do fundo cheio de luzes. Solução gráfica, aliás, bastante incomum nas atuais novelas da Rede Globo. A palavra “Avenida” tem uma tipografia condensada fazendo referência ao próprio objeto, feito de retas longas e paralelas e o termo “Brasil” é composto por uma letra mais encorpada em referência às dimensões continentais do país. No entanto, o elemento que causa mais ruído (e certo estranhamento) a marca é a letra V, maior que as demais, com sua ponta invadindo a letra R logo abaixo. Representação que pode ser relacionada a uma punhalada, uma sutil referência a vingança da protagonista Nina contra a sua arquirrival Carminha.

Abertura

Ficha Técnica

Ano: 2012
Canal: Rede Globo
Produção: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro, Roberto Stein e Orlando Martins
Coreografia: Dudu Neves
Trilha: “Vem dançar com tudo” (de Eduardo Oliveira por Robson Moura e Lino Krizz)

(atualizado em 08.04.2012)

Veja também:

Comentários

  1. Caique Alves abr 7, 2012 à 4:55 pm #

    De cara me veio na mente a novela “Dancing Days”, essa abertura se assemelha muito, uma abertura dançante, alegre, e até hoje, eu vejo que a melhor abertura feita pela Globo. A musica se encaixa perfeitamente com a abertura. Uma coisa moderna.
    Essa abertura esta de parabens.

  2. Kill abr 7, 2012 à 7:28 pm #

    Pecou muito na escolha da música. Faltou originalidade.

  3. Marluce abr 7, 2012 à 8:40 pm #

    Como todas as aberturas ultimamente criadas para as novelas da TV Globo esta não surpreende em nada, mais uma releitura de muitas do passado, como citaram acima. Mais uma vez uma composição de imagens sem conceito, originalidade e inovação como como produção rápida e sem investimentos criativos. Foi-se o tempo que a emissora investia em bela e inesquecíveis vinhetas de abertura. Ano passado com o belo exemplo de “Cordel Encantado” parecia que iria voltar a era das boas aberturas, mas não deu em nada. As vezes e muito raramente os designers da emissora acertam. Mas nunca como os anos 80 e 90. Lamentável!!!!

  4. Breno abr 8, 2012 à 2:21 am #

    A abertura representa um povo dançando em uma avenida ao som de charme, isso tem tudo a ver com a novela. Para quem não viu, no clube do “Divino Futebol Clube” tem uma baile de charme semanal, onde o elenco e os figurantes fazem uma coreografia semelhante a da abertura. O foco da emissora é na classe C e essa abertura alegre com uma música popular e já conhecida do público chama a atenção, além de quebrar o clima tenso que a novela tem. Sou fã do autor João Emanuel Carneiro e para mim Avenida Brasil é a melhor novela que a emissora já produziu. Eu gostei do logotipo simples, mas o corte da letra V na letra R poderia ser mais linear, pois está torto.

    • André Luiz Sens abr 8, 2012 à 3:08 pm #

      Breno,

      Acrescentei sua menção a presença do charme na novela. Na verdade, acabamos esquecendo de comentar esse detalhe importante na análise. Da mesma forma, o enfoque do folhetim está longe de ser a dança. Você tem razão quando se refere que talvez a ideia de usar algo tão alegre é para quebrar o peso dramático da estória. E o acabamento formal do logotipo, como sempre deixa a desejar, apesar de ter gostado do uso mais chapado.

  5. Brendo Amaro abr 10, 2012 à 2:42 pm #

    Eu gosto da vinheta da abertura, a maioria das pessoas, não acostumadas, acham estranho e ruim. Eu acho dançante mesmo que literalmente não tenha a ver com o foco e enredo da novela.
    Sobre o logotipo realmente achei estranho a forma que a letra ‘v’ é mostrada, mas pensei (até no começo da novela) que isso seria uma referência a ‘apunhalada’ e vingança da protagonista Nina/Rita na vilã Carminha.
    Nas chamadas da novela foi coloca esse logotipo de forma mais curva pra dentro (um pouco) menos chapado e menos esbranquiçado como o da abertura.
    Esse >> http://www.abn.com.br/fttv/avenida-brasil-logo2.jpg
    E achei ele mais bonito.

    • André Luiz Sens abr 11, 2012 à 3:02 am #

      Brendo,

      Também não entendi porque não aplicaram o mesmo acabamento das chamadas.

  6. Rafael Campos abr 13, 2012 à 2:38 am #

    Eu acho que a única novidade aqui é o estilo do logo, mais chapado. Contudo, a ideia do “V”, de vingança, no logo pode até ser interessante, mas não combina em nada com o clima da abertura.

  7. André Favario abr 17, 2012 à 1:17 pm #

    Ainda temos que aceitar subliminarmente a logomarca da MASTER CARD, num estilo “ocasionalmente proposital” ao centro da assinatura, em formato de acidentais luzes fora de foco, na mesma cor e disposição da marca em questão. Coincidência demais pra tanto cacique casca grossa que a assinou e não viu isso. Fica valendo a conhecida frase:
    “Cuidado, você pode estar sendo manipulado”.

  8. Willian Bressan abr 17, 2012 à 2:58 pm #

    Ótima análise. Infelizmente as aberturas hoje em dia não traduzem o conceito das tramas como antigamente. São vazias na sua concepção, não oferecendo nenhum detalhe ou mensagem ao telespectador. “Avenida Brasil” é apenas mais uma delas. “Fina Estampa” e “Insensato Coração”, por exemplos também são ótimo exemplos.
    Os seriados americanos, que nunca foram destaque por sua criatividade em abertura, sempre utilizando cenas da trama, parecem ter desistido das vinhetas, o que é uma pena.

  9. Thays Andressa mai 11, 2012 à 6:44 pm #

    Quem é o dançarino que esta de chapeu na abertura da novela Avenida Brasil,

  10. Thays Andressa mai 11, 2012 à 6:45 pm #

    Se alguém souber, me digam pois ele dança muito e aquela caidinha que ele da me deixa louca…

  11. OLGA jun 5, 2012 à 10:47 pm #

    QUEM E O DANÇARINO QUE ESTA DE CHAPEU NA ABERTURA DA NOVELA AVENIDA BRASIL

  12. Pingback: Fan Made: Arte Minimalista de Avenida Brasil | Televisual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>