Abertura: Alice.

titulo abertura alice

Alice, série passada na HBO, não tem esse nome a toa. A protagonista, uma guia de turimo, sai da vida pacata do interior do Tocantis para viver a diversidade e o ritmo caótico da cidade de São Paulo, após a morte de seu pai.  A partir desse mote, não é difícil fazer analogias com a famosa Alice, que conhece o país das maravilhas. E a abertura da série conseguiu enfatizar bem essas associações, através do resgate de alguns elementos do conto de fadas dentro de um contexto contemporâneo, assim como a série. Juntamente com imagens da movimentada, populosa e extremamente urbana São Paulo, a tradução moderna desse “país das maravilhas”. Tudo sob um olhar veloz, descontínuo e fragmentado, como se fosse visto através de um caleidoscópio, reforçando certos aspectos de sonho, loucura e delírio.

Todos esses recursos gráficos de linguagem utilizados na vinheta são empregados com muita pertinência e adequação. Contudo, não se pode negar que todos eles são exemplos usualmente encontrados em muitos trabalhos nos últimos tempos. Uma que chama atenção é a utilizada no logotipo de Alice, que faz uso de uma antiga técnica, mas ressurgida com um certa freqüência atualmente, chamada “light painting“.

abertura alice

Ver em HD

>>> Ficha técnica

Canal: HBO

Ano: 2008

Produção: Dimitre Lima e Everson Nazari

Som: “Wanderland”, por Irina Gatsalova

>>> Postado por André Luiz Sens

>>> Contribuições: Dmtr.org

Veja também:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>